Sobre o comunicador(a):
• Nome Completo – Maria Aparecida
• Como Gosta de ser Chamado (Apelido) – Cidinha
• Data de Nascimento – 22/09/1965
• Formação Acadêmica – Universitário/ com especialização em rádio e locução noticiarista pelo Senac de Santo André/SP desde 2000.
• Personalidade que Admira: Dom Paulo Evaristo / Silvio Santos / Luiza Erundina /
• Time de Futebol: Corinthians
• Musica Preferida: My Way ( Frank Sinatra ) Aquarela – Toquinho // Detalhes – Roberto Carlos
• Filme que Marcou sua Vida: E o vento levou com Vivien Leigh, Clark Gable// Antes de partir com Jack Nicholson e Morgan Freeman
• Momento Inesquecível: Navegar no mar da galileia e vivenciar uma experiência de fé na Igreja de Todas as Nações, também conhecida como Igreja da Agonia – localizada no jardim identificado como Getsêmani no Monte das Oliveiras em Israel .
• Lugar ou Cidade Preferida: o melhor lugar é minha casa / e as melhores cidades : São Paulo / Buenos Aires-Argentina e Cancun-México
DESDE QUANDO TRABALHA NA RADIO 9 DE JULHO
Iniciou a carreira em 1995 na Rádio Difusora Comunitária Maria de Nazaré, na zona leste de São Paulo/SP, onde juntamente com uma equipe fundou a emissora, criou e executou a programação inicial.
Na emissora dedicada à prestação de serviço comunitário, atuou por cerca de quatro anos como locutora, criadora de programas, programadora de grade musical, religiosa e de geral, e apresentadora de programas ao vivo de atendimento ao ouvinte, entre outras atividades radiofônicas.
Em 1999 passou a apresentar com a equipe da Rádio Maria de Nazaré a programação musical da madrugada na Rádio 9 de Julho 1600 AM, da Arquidiocese de São Paulo, que havia acabado de ser reativada.
Cerca de um mês depois o então diretor da emissora, Francisco Paes de Barros, convidou-a para substituir o apresentador Ademar Dutra que estava doente.
Em pouco tempo foi contratada pela Rádio 9 de Julho e deixou a Rádio Maria de Nazaré. Na nova casa, passou a atuar como produtora, locutora geral e apresentadora de boletins de notícias e do Terço Meditado.
Nos anos seguintes se consolidou como apresentadora geral da emissora católica da qual, há mais de uma década, produz e divide os microfones com Pe. Cido Pereira nos programas: Bom Dia Povo de Deus e o Construindo Cidadania. O primeiro é um programa que veicula músicas, dicas de saúde, catequese, espiritualidade e entretenimento em geral com a participação de ouvintes. E o segundo tem como missão de dar voz à sociedade e discutir problemas sociais, políticos e de direitos humanos.
Pela Rádio 9 de Julho, a radialista já participou de vários eventos oficiais da Arquidiocese de São Paulo (externas e por meio de links ao vivo) como narradora e entrevistadora de bispos, padres, religiosos, lideranças comunitárias e pastorais e de personalidades em geral; dentre eles , o 1° Congresso de Leigos promovido em 2010 pela Arquidiocese de São Paulo, a Festa que recebeu a Cruz e Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, em setembro de 2011 no Campo de Marte em São Paulo e o Show de encerramento da Semana Missionária na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 2013.
Cidinha Fernandes também emprestou sua voz suave para narração dos áudios livros: Mensagens para Datas Comemorativas – de: Luizinho Bastos e Palavras sagradas de Paulo Apóstolo – de : Frei Luiz Turra ( ambos produzidos pela editora : Paulinas Comep) . Recentemente , emprestou sua voz para a locução das orações no CD de Novena Nossa Senhora Desatadora dos nós .
Além disso, a comunicadora organizou e lançou em 2012 o livro : 100 Dúvidas de Fé,( edições Loyola ) já na sua segunda edição e o mais recente em Outubro de 2013 = 100 Dúvidas de Fé – para Jovens , obras que reúnem cem respostas de Padre Cido Pereira às perguntas diversas e polêmicas de jovens e leigos .
Em 2021 celebrou jubileu de prata à frente dos microfones