24 de junho – segunda-feira
São João Batista! Grande Santo! Santo fera! Exemplo de profeta! Com ele não tinha conversa. Não caminhava direito, errava, ele chamava atenção mesmo. Não importava quem: fariseu, saduceu, soldado, rei...
O Rei Herodes simplesmente largou a mulher e juntou-se com a cunhada? João Batista não deixou por menos. João apontou o dedo na cara do Herodes e meteu bronca: Você não agiu corretamente, você foi desonesto. Você não pode viver com a mulher do seu irmão.
Não deu outra. João Batista foi preso por Herodes. E a mulher, numa festa, mandou sua filha Salomé dançar para Herodes. Ela deu um show e Herodes, com a cabeça cheia de vinho, elogiou o espetáculo e para fazer bonito disse: “Menina, pode pedir o que quiser que eu dou. Até a metade do meu reino.
A mãe da menina, furiosa com João Batista, não teve dúvida. Aconselhou a filha: “Pede a cabeça de João Batista!” Herodes, levou um susto. E agora? O jeito era cumprir a promessa. Palavra de Rei não volta atrás. E mandou um soldado ir até o cárcere e cortar a cabeça de João Batista. Ele cumpriu a ordem e entregou a cabeça de João numa bandeja.
É uma história macabra mas está contada nos Evangelhos. Serve para nós entendermos a importância de João Batista. Mas vamos entender melhor este santo homem.
João Batista foi anunciado pelos profetas. Os profetas do Antigo Testamento falam dele como uma voz que clamaria no deserto dizendo: “Preparem os caminhos do Senhor!” Os seus pais eram o sacerdote do templo, Zacarias, e uma prima da Mãe de Jesus, chamada Isabel. Zacarias e Isabel eram velhinhos e não tinham filhos. Isso era motivo de muita tristeza para os dois. Até que um anjo avisou a Zacarias que ele teria o filho que tanto esperava. Zacarias duvidou e o anjo lhe disse: Pois é, você acha que eu estou brincando, não é? Pois você vai ficar mudo até o nascimento de seu filho. Nove meses depois nasceu João Batista. Já crescido, ele foi para o deserto e lá começou a pregar e a lavar a cabeça das pessoas preparando-as para a chegada do Messias, de Jesus.
Os estudiosos da Bíblia entendem que João Batista é o último profeta do Antigo Testamento e o primeiro profeta do Novo Testamento. E ele veio mesmo com a missão de preparar os caminhos de Cristo na vida das pessoas, dos grupos e da sociedade do seu tempo.
Eu aqui estou pensando que todos nós temos a mesma missão de anunciar Jesus Cristo para o mundo. Todos nós podemos, devemos e temos a missão de preparar os caminhos de Cristo. Quem é pai, quem é mãe, avô, avó, parente, amigo, tem que dar testemunho de sua fé. Eu não fico triste quando sei de pessoas que deixaram a Igreja Católica e foram para uma Igreja evangélica. Eu fico triste é porque não houve ninguém para ajudar a pessoa a pensar direito e a ficar na nossa querida Igreja. Precisamos de muitos Joãos Batistas!
Outra coisa que me encanta em João Batista é que ele com seu jeitão meio amalucado, vivendo no deserto, vestido com um couro de camelo e comendo gafanhotos e mel silvestre, ele nos ensina que precisamos viver uma vida de mais simplicidade, precisamos fugir da ditadura do consumismo, precisamos deixar de criar necessidades e correr atrás do que é essencial
Enfim, hoje é dia 24 de junho, Dia de São João Batista. Há uma lenda muito bonita que conta que Zacarias e Izabel moravam nas montanhas. E nas montanhas, o meio de comunicação é a fogueira. Então na noite em que nasceu João Batista, na casa de Zacarias se acendeu no terreiro uma grande fogueira e todo mundo ficou sabendo que tinha nascido o filho de Zacarias e Isabel. Daí veio o costume se acenderem fogueiras na noite de São João. Junta-se isso tudo com o frio do inverno, o jeito é mesmo se esquentar com um bom quentão, vinho quente, fogueira, sanfona e violão.
E é bom que vocês saibam que Zacarias, assim que o filho João nasceu escreveu o nome que deveria ser dado a ele. Ele vai se chamar João, escreveu Zacarias. E voltou a falar pelos cotovelos porque estava muito feliz.
E hoje, 24 de junho, é dia de São João. Um viva para este santo tão querido de Jesus e tão querido do povo cristão.
Padre Antonio Aparecido Pereira
Telefone do Ouvintes (Pedidos de Músicas e Orações): (11) 3932-1600
Projeto Familia dos Amigos: (11) 3932-5593
Email: radio@radio9dejulho.com.br
Endereço: R. Manuel de Arzão, 85 - V.
Albertina - CEP 02730-030 - São Paulo - SP